terça-feira, 10 de julho de 2012





O Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa caracteriza-se por exigir uma expressiva dedicação em trabalhos práticos, cumprida nos laboratórios de programação, equipados com máquinas de última geração, onde os alunos possuem livre acesso a qualquer instante.

RECONHECIMENTO: Parecer nº 402/91. Portaria nº 1.847, de 08.10.91 

Metodologia

Para atingir os objetivo propostos, formando profissionais qualificados, de sólida base técnico científica, o curso de Ciência da Computação da UFV incorpora em seu projeto pedagógico atividades acadêmica que se caracterizam por:

Exigir uma sólida formação teórica em disciplinas da área de Matemática e Física. Fornecer uma sólida formação teórica em Ciência da Computação.

Exigir, como parte das disciplinas de Ciência da Computação, trabalhos acadêmicos em forma de listas de exercícios que direcionam o aluno a situações novas e desafiadoras.

Exigir, como parte das disciplinas de Ciência da Computação, trabalhos acadêmicos em forma de projetos práticos a ser desenvolvidos nos laboratórios do DPI e, dependendo da disciplina, podem ser desenvolvidos em grupos (em geral no máximo 4 alunos por grupo).

Exigir, como requisito para graduação, um trabalho final de curso, caracterizado por um projeto bem formulado e desenvolvido sob orientação de um professor.

Exigir pelo menos duas participações nas disciplinas de seminários para apresentação de projeto e apresentação de resultados.

Para completar as atividades acadêmicas o Departamento de Informática e a UFV oferecem aos alunos do curso de Ciência da Computação variadas oportunidades em atividades extra classe, tais como:

Desenvolvimento de projetos ao nível de Iniciação Científica. Os alunos de Ciência da Computação podem concorrer a bolsas de IC, tanto de projetos de balcão, como de programa institucional (PIBIC) oferecido em parceria com o CNPq e a Fapemig.

Gerência e organização da Empresa Júnior Nobugs. Com supervisão do Departamento de Informática, os alunos de Ciência da Computação mantêm uma empresa júnior na área de informática, fornecendo-lhes um laboratório de aprendizagem prática do mundo empresarial real.

Monitoria - os alunos podem candidatar-se a monitor de disciplinas ou monitor de laboratório que, além de ser uma atividade remunerada, enriquece seus currículos acadêmicos.

Atividades de estágio no âmbito da UFV - Estágios remunerados são oferecidos por diversos órgãos e departamentos da UFV.


Cursos de extensão

O Departamento de Informática oferece regularmente vários cursos de extensão na área de microinformática, contratando como professor, os alunos do curso de Ciência da Computação, supervisionados por professores do DPI.

Exemplos desses cursos de extensão são: 

  • Sistema Operacional Linux

  • Web designer

  • Java

  • Delphi

  • Programação para Internet


Participação ativa na Semana de Informática 

Evento realizado anualmente pelo DPI, organizado com participação direta dos discentes. A Semana de Informática é também o forum de apresentação de trabalhos dos discentes que se destacaram por suas qualidades inovadoras ou de grande aplicação prática. 


Carga horária e duração do curso 

O tempo médio de duração do curso é de 4 anos, onde o aluno deve cumprir um total de 2940 horas/aula, sendo 2640 horas/aulas em disciplinas obrigatórias e 300 em disciplinas optativas. A carga horária das disciplinas obrigatórias inclui um projeto final de curso de 270 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário