terça-feira, 10 de julho de 2012

Ciências Tecnológicas de Laticínios


 

O Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), fundada em 1926, transformada em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) em 1948 e em Universidade Federal de Viçosa em 1969.
Até 1968, o Departamento de Tecnologia de Alimentos respondia por disciplinas do curso de Agronomia. De 1968 a 1974 ministrou as disciplinas de diversificação do curso de Agronomia em Tecnologia de Alimentos.
Em 1969, tendo realizado a expansão do seu corpo docente, o DTA estabeleceu as bases de um programa de qualificação de recursos humanos. Com docentes recém-qualificados em Ph.D., em universidades norte-americanas, e intensificando o programa de novos treinamentos, o departamento iniciou em 1975 três cursos, instituídos em 1974, para a formação de:
E apartir de 1994 iniciou-se mais um curso visando a formação de:
Paralelamente às disciplinas ministradas nos cursos, foram desenvolvidos projetos de pesquisa que culminaram em artigos técnicos-científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, teses de mestrado e tecnologia de elaboração de vários produtos. Também foram desenvolvidos projetos de extensão e de assistência técnica para empresas e órgãos privados e governamentais. Graças aos programas de qualificação de recursos humanos, às atividades de ensino, pesquisa e extensão e aos investimentos significativos em materiais de laboratório e unidades-piloto, o Departamento de Tecnologia de Alimentos reúne atualmente em seu quadro docente 28 professores sendo 24 doutores e 4 mestres. O quadro de pessoal é complementado por 47 servidores técnicos administrativos trabalhando em regime de dedicação exclusiva.
O DTA, com seus cursos consolidados, já diplomou 845 Engenheiros de Alimentos, 511 Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Laticínios, 378 Mestres em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 60 Doutores em Ciência e Tecnologia de Alimentos, contando, em seu acervo, com teses de Mestrado e Doutorado, diversos projetos de pesquisa em execução e projetos de extensão e convênios de assessoria técnica ou de desenvolvimento industrial.
Atualmente, o Departamento de Tecnologia de Alimentos oferece disciplinas para diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário