Engenharia Agrícola
O Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), que completou 80 anos de existência em 2007, tem como missão contribuir para a formação de profissionais qualificados com capacidade para o aprendizado continuado e espírito empreendedor para atender às demandas da sociedade. Também é objetivo do Departamento a geração e transmissão de conhecimentos por meio do binômio pesquisa e extensão.
O DEA oferece mais de 100 disciplinas para os diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, o DEA coordena os cursos de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental e de pós-graduação strictu sensu emEngenharia Agrícola e Meteorologia Agrícola.
Criado em 1927, como Departamento de Engenharia Rural, o DEA ocupa hoje uma área total construída superior a 11.000 metros quadrados, na qual se incluem gabinetes para docentes, laboratórios, salas de aula e instalações para o apoio administrativo, além de áreas de campo para desenvolvimento de trabalhos de pesquisas e atividades de ensino. A sede do Departamento se encontra no Edifício Paulo Mário Del Giúdice, no campus principal da UFV.
O Departamento, que possui convênios com inúmeras empresas e Universidades do Brasil e do exterior se divide organizacionalmente em grandes setores, que possuem suas disciplinas, linhas de pesquisa e campos de atuação dentro da Engenharia Agrícola.
A formação e a dedicação dos professores do DEA assim como o nível das disciplinas oferecidas e das pesquisas realizadas são de extrema importância para a manutenção do padrão de qualidade do Departamento e, consequentemente, dos programas de pós-graduação a ele vinculados.
Diante destes aspectos o DEA considera fundamental: a) a reposição das vagas docentes geradas por aposentadoria ou outros motivos, visando a garantia da qualidade do ensino, pesquisa e extensão e b) a implementação de um programa de treinamento dos docentes, em nível pós-doutoral, em instituições de excelência e em linhas de pesquisas consideradas estratégicas, visando a manutenção da qualificação dos profissionais do Departamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário