quarta-feira, 11 de julho de 2012

Comunicação Social - Jornalismo





O curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa teve início em 2001. Em 2005, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (Portaria nº 555, de 25/02/2005).

Vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e ao Departamento de Comunicação Social (DCM) objetiva formar estudantes aptos a trabalharem nas variadas áreas de atuação do jornalismo.

Com duração de 4 anos, o curso é composto por disciplinas teóricas e práticas (confira a matriz curricular) .Nas matérias práticas, são estudadas as áreas de jornalismo impresso, radiofônico, audiovisual/televisivo, fotográfico e multimídia. Nas teóricas, pode-se destacar as disciplinas de caráter teórico/conceitual no campo da Comunicação Social e das Ciências Humanas, como, por exemplo, Teoria da Comunicação, Estética da Comunicação e Comunicação Comparada. Por meio delas, pretende-se abordar temas históricos e contemporâneos sobre o fenômeno da comunicação, situando o papel central desse campo na sociedade atual.

Os corpos docente e discente são estimulados a desenvolver suas potencialidades além do universo acadêmico. Os projetos de pesquisa e de extensão são oportunidades para se instigar discussões e executar trabalhos de campo, confrontar a teoria estudada na sala de aula com a prática, fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade.

Para realizar suas atividades, os graduando têm a disposição o Laboratório do curso de Jornalismo. Contam, também, com espaço na grade de programas da Rádio Universitária e TV Viçosa, que trabalham em parceria com o curso na concepção e produção de alguns programas de caráter jornalístico.

O projeto pedagógico foi atualizado em 2010 e, atualmente, prevê uma carga horária de 2670 horas de disciplinas obrigatórias e 365 horas de disciplinas optativas dos departamentos de Dança, Educação, Educação Física e Geografia, História, entre outros. Neste sentido, aliada às especificidades do campo da Comunicação Social/Jornalismo, a diversidade acadêmica e cultural que surge no campus da Universidade Federal de Viçosa é uma das facetas que influenciam positivamente o ensino-aprendizagem do jornalismo.

Avaliações do curso
O curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV une várias características que já trouxeram boas classificações no cenário nacional de graduações em Jornalismo. No Enade 2010, conquistamos o primeiro lugar entre os cursos de Jornalismo do país.

Nos anos de 2009 2010, por exemplo, o Guia do Estudante nos concedeu 4 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário