Histórico |
O curso de Engenharia de Alimentos foi reconhecido em 16 de Dezembro de 1980, de acordo com parecer 1181/80 do MEC. A estrutura curricular está se adequando às diretrizes curriculares de ensino de engenharia estabelecidas recentemente pelo MEC. Professores de outras unidades departamentais da instituição estão lecionando diversas disciplinas do ciclo básico e profissionalizante, atuando de maneira integrada com as linhas de pesquisa do DTA.
O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho: ele exerce suas atividades na indústrias alimentíceas, nas empresas de consultoria e projetos e nas instituições de pesquisa e ensino. É preparado para atuar nas áreas de fabricação, armazenamento, transporte e comercialização dos produtos alimentícios, cuidando do processamento de matérias-primas básicas como leite, carnes, cereais, frutas e hortaliças, pescados, óleos e gorduras, açucares, dentre outras.
O curso poderá ser concluído no período de quatro a nove anos, oferecendo ao estudante condições de aprimoramento de seus estudos: existem na UFV setores para estudo e produção como a Fábrica de Conservas Vegetais, a Padaria, a Fábrica de Laticínios, o Laboratório de Carnes e Pescados e os Laboratórios de Amidos, Análise Sensorial, Computação, Embalagens, e Análises Físicas, Químicas e Microbiológicas de Alimentos.
Colocado entre os melhores do país, o curso proporcionará ao estudante conhecimentos que lhe permitirão atuar nas áreas de industrialização de alimentos, planejamento e projetos agroindustriais, análise e controle de qualidade, tecnologia de alimentos e engenharia e bioquímica de alimentos, além de pesquisa em ciência e tecnologia de Alimentos.
Os estágios não são obrigatórios, mas poderão ser feitos nas instalações do Departamento de Tecnologia de Alimentos e em diversas indústrias do país, o que facilita a futura colocação no mercado de trabalho.
Formado, o estudante poderá continuar seus estudos nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em níveis de mestrado e doutorado, e de engenharia agrícola, em nível de mestrado, na própria UFV.
|
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Engenharia de Alimentos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário