Bioquímica
No início da década de 70 o Instituto de Biologia e Química (IBQ) da Escola Superior de Agricultura (ESA) deu origem aos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICE) que foram desvinculados da ESA e elevados ao nível de Escola Superior.
Assim, foram criados Departamentos em cada um daqueles Institutos. O Departamento de Química formado no ICE ficou com sete professores, dos quais quatro ficaram responsáveis pela área de Bioquímica. Destaca-se nessa época a importante contribuição dos professores Cid Martins Batista, Luiz Gonçalves Fontes e Walter Brune para a consolidação do, então, Departamento de Química da UFV. A partir de então, o Departamento de Química contratou vários professores para atuar na área de ensino de Química e Bioquímica.
O Departamento de Química passou a oferecer o Curso de Graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) cuja grade curricular enfatizava a formação de profissionais para atuar em Química. Entretanto, a área de Bioquímica sempre foi presença significativa na grade. Os doze professores da área de Bioquímica ministravam disciplinas obrigatórias para o curso de Bacharelado em Química: QUI 142 – Bioquímica Fundamental, QUI 145 – Química Bromatológica, QUI 148 – Laboratório de Bioquímica I, QUI 340 – Bioquímica Celular, QUI 341 – Enzimologia e QUI 342 – Bioenergética.
A experiência com ensino de Bioquímica em nível de pós-graduação decorreu, inicialmente, com nove disciplinas de pós-graduação, oferecidas pelo Departamento de Química, que atendiam aos programas de Mestrado e/ou Doutorado da UFV, sendo todas da área de Bioquímica: QUI 640 – Bioquímica Geral, QUI 641 – Bioquímica Celular, QUI 642 – Bioenergética, QUI 643 – Métodos Bioquímicos, QUI 645 – Bioquímica da Nutrição, QUI 646 – Estruturas e Funções de Macromoléculas, QUI 647 – Bioquímica do Tecido Animal e QUI 740 – Tópicos Especiais em Bioquímica.
Em 19 de dezembro de 1994 foi aprovada pela UFV a criação do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB), Processo nº. 9770/92. Assim, a partir de 02 janeiro de 1995 ocorreu sua implantação, desmembrando então a área de Bioquímica do Departamento de Química (DEQ).
Quem Somos
Atualmente, o DBB possui 17 professores. Na graduação, o DBB atende a 15 cursos da UFV, perfazendo cerca de 1.500 estudantes matriculados por ano. Na pós-graduação oferece disciplinas para 15 programas compreendendo Mestrado e/ou Doutorado, com cerca de 150 estudantes matriculados por ano.
Além disso, o Departamento coordena o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola – Mestrado e Doutorado, implantado em 23 de fevereiro de 2000.
| ||||
Departamento de Bioquímica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário